Foto: Divulgação /PJF
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE), intensificarão as ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro, os agentes realizarão visitas e inspeções em residências e lotes de diversos bairros, seguindo o cronograma estabelecido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Secretaria de Saúde (SS).
Bairros que receberão os agentes (30/12 a 3/1):
- Região Central: Mariano Procópio, Santa Helena, Fábrica, Jardim Glória, Centro
- Região Sudeste: Aracy
- Região Norte: Vila Mello Reis, São Francisco
- Região Sul: Bela Aurora, Jardim Gaúcho
A PJF solicita o apoio da população para o sucesso das ações. É importante que os moradores permitam a entrada dos agentes, que estarão identificados e uniformizados, para inspecionar e tratar focos de água parada.
Durante as visitas, os agentes eliminam ou tratam os recipientes que possam acumular água. Eles também orientam sobre medidas preventivas, como:
- Verificar ralos, cisternas e caixas d’água.
- Evitar água acumulada em pratinhos de plantas, bromélias e recipientes no quintal.
- Manter piscinas tratadas, mesmo quando fora de uso.
- Descartar o lixo corretamente.
- Inspecionar banheiros em desuso e tampar tambores com água da chuva.
Essas ações preventivas são ainda mais importantes agora, quando a circulação do mosquito está reduzida, para evitar surtos durante o verão, período mais propício para a reprodução do Aedes aegypti.
A população também pode colaborar denunciando locais com possíveis criadouros do mosquito. A PJF oferece diversas formas de contato:
- Sistema “JF Contra o Aedes”: acessível em smartphones, tablets e computadores, permitindo denúncias anônimas.
- WhatsApp: (32) 98432-4608
- E-mail: dengue@pjf.mg.gov.br
- Postos do Diga: denúncias podem ser feitas em qualquer uma das 11 unidades do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhadas pelo município.