Foto: Divulgação / PJF
A Prefeitura iniciou uma pesquisa de opinião direcionada aos feirantes de Juiz de Fora para avaliar a viabilidade e o interesse na criação de novas feiras livres em diferentes regiões. A iniciativa tem como objetivo atender às necessidades dos feirantes e expandir as feiras livres.
Os feirantes interessados podem participar preenchendo um formulário online até domingo, 29 de dezembro. O link para acesso à pesquisa está disponível clicando aqui.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) está realizando estudos técnicos para a implantação de feiras livres em oito bairros estratégicos: Caiçaras II, Progresso, Milho Branco, Paineiras, Realeza/Amazônia, Santa Terezinha, Vila Ideal e Industrial. A pesquisa de opinião representa uma etapa importante desse processo, mas não substitui os estudos técnicos necessários para a concretização do projeto.
Estudos multidisciplinares garantem a viabilidade das feiras
Para garantir o sucesso das novas feiras livres, a PJF informou que está promovendo estudos integrados entre diversas secretarias municipais. Além da Seapa, também participam a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), a de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a de Planejamento Urbano (Sepur) e a de Governo (SG). Esses estudos avaliam aspectos como logística, impacto ambiental, organização urbanística e regulamentação legal.
Fase experimental das novas feiras livres
Se os resultados da pesquisa de opinião e os estudos técnicos forem positivos, as feiras livres serão implantadas inicialmente de forma temporária e experimental. Essa fase servirá para avaliar a viabilidade econômica, logística e funcional das feiras. Caso a experiência seja bem-sucedida, a Prefeitura iniciará os trâmites administrativos para a implantação definitiva, incluindo o processo de concorrência pública para a permissão de uso dos espaços.