Foto: Ascom/Uniacademia
O espírito natalino chegou mais cedo aos Restaurantes Populares de Juiz de Fora. Nesta quarta-feira (18 de dezembro), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o curso de Gastronomia do Centro Universitário Academia (UniAcademia), realizou o “Menu Natalino” nas unidades do Centro e de Benfica.
O evento, marcado por sabores típicos e clima de confraternização, atraiu mais de mil pessoas. O cardápio especial foi preparado pela equipe dos Restaurantes Populares com o apoio de nove voluntários, incluindo o reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar, o coordenador do curso de Gastronomia, João Simoncini, além de professores e estudantes da instituição.
De acordo com Giovânio Aguiar, a iniciativa ofereceu uma experiência enriquecedora tanto para os frequentadores quanto para os alunos da UniAcademia. “Queríamos proporcionar um almoço diferente, especial, que fosse além da rotina. Essa ação também permitiu que nossos alunos vivenciassem o ambiente de uma cozinha industrial de grande porte, ampliando suas perspectivas profissionais e destacando que a gastronomia vai muito além de ser chef de cozinha: trata-se de oferecer comida nutritiva, de qualidade e que proporciona alegria às pessoas”, afirmou o reitor.
Pratos típicos mineiros
O cardápio natalino foi enriquecido por sabores típicos de Minas Gerais. A sobremesa, composta por queijos minas frescal e doce de leite, foi um dos destaques da refeição. Os queijos foram doados por produtores locais, das queijarias Das Palmeiras, Dadalt, Palmital e Sophia, que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo.
A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva, destacou o simbolismo do momento: “Hoje é um dia de celebração em um espaço acolhedor que, diariamente, garante uma alimentação balanceada à população. O Menu Natalino foi feito com muito carinho por todos os envolvidos, valorizando os produtos da nossa região e o espírito natalino.”
Fortalecimento de políticas públicas
A subsecretária de Vigilância e Monitoramento da Secretaria de Assistência Social (SAS), Meirejane Teodoro, reforçou a importância da ação no contexto das políticas públicas. “Segurança Alimentar e Assistência Social são fundamentais ao longo de todo o ano, mas ações como essa fortalecem o compromisso de oferecer dignidade e momentos de felicidade às pessoas em vulnerabilidade socioeconômica”, pontuou.
Restaurantes Populares
Os Restaurantes Populares de Juiz de Fora são equipamentos públicos que promovem a Segurança Alimentar e Nutricional, oferecendo refeições nutritivas e a preços acessíveis, com foco na população em situação de insegurança alimentar. Embora sejam acessíveis a todos, a prioridade é atender grupos em vulnerabilidade social.
Nos feriados de Natal e Ano Novo, as unidades funcionarão exclusivamente para atender pessoas cadastradas pela Assistência Social.