Foto: Thiago Andrade/UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou um novo edital de intercâmbio internacional, oferecendo 81 vagas para estudantes de graduação interessados em estudar em 25 universidades parceiras localizadas em 11 países, como Chile, Japão e Turquia. As inscrições estão abertas até 7 de janeiro de 2025 e devem ser realizadas on-line, por meio de um formulário disponível no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF: ufjf.br/internationaloffice.
As vagas são remanescentes do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad), cujo resultado final foi publicado em 10 de dezembro, e agora fazem parte do Programa Especial de Intercâmbio Internacional (PEI). O edital permite que estudantes dos campi Juiz de Fora e Governador Valadares concorram às vagas, desde que atendam aos requisitos descritos no documento.
Regras e benefícios
Mesmo aqueles que participaram do Piigrad podem se inscrever no PEI, mas, ao fazê-lo, serão automaticamente desclassificados do processo seletivo anterior e removidos da lista de espera do Piigrad. O intercâmbio não inclui bolsas de estudo, mas os estudantes ficam isentos de mensalidades nas universidades estrangeiras, arcando apenas com possíveis taxas administrativas.
O programa oferece a possibilidade de cursar até dois semestres no exterior, a partir do segundo semestre de 2025, dependendo do calendário da instituição escolhida. Alunos podem selecionar as disciplinas que desejam cursar, com recomendação de consulta ao coordenador do curso ou a um professor para elaboração do plano de estudos.
Processo de seleção
A seleção dos candidatos ocorre em duas etapas. Na primeira, é aplicada uma fórmula que combina o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) com a proficiência em língua estrangeira. Já na segunda fase, as universidades estrangeiras parceiras avaliam a documentação enviada pelos estudantes para decidir sobre o aceite.
O resultado provisório da seleção será divulgado no dia 13 de janeiro de 2025, às 18h, e o resultado final, após a análise de recursos, será publicado em 17 de janeiro. Ambas as publicações estarão disponíveis no site da DRI.