Foto: Divulgação
Na tarde de terça-feira (3 de dezembro), os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) decidiram, em assembleia, paralisar suas atividades na quinta-feira (12 de dezembro).
A reunião, organizada pela Associação dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), contou com a aprovação unânime da classe docente para o movimento.
A paralisação, conforme a Apes, ocorre em resposta à demora do Governo em encaminhar o projeto de lei que assegura os reajustes salariais previstos para janeiro de 2025 e demais pontos estabelecidos no acordo de greve firmado em 2024.
A ação faz parte de uma mobilização mais ampla, indicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que discutiu o tema em encontro realizado nos dias 24 e 25 de novembro.
Além da paralisação, os professores definiram uma agenda de atividades para intensificar a mobilização.
Na próxima segunda-feira (9 de dezembro), a comissão responsável se reunirá para planejar outras ações, que poderão incluir novas atividades de conscientização e protestos ao longo da semana.