A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou, na última segunda-feira (18 de novembro), o processo de cadastro para manifestação de interesse na realização de eventos em espaços públicos em 2025.
A iniciativa busca melhorar a organização das atividades na cidade, evitando sobreposição de datas e otimizando os processos administrativos para os organizadores.
O formulário, disponível até sexta-feira (20 de dezembro), permite que responsáveis por eventos informem detalhes como o local pretendido, data, estimativa de público e necessidade de estruturas adicionais, como tendas ou pontos de venda.
Raphael Ribeiro, secretário da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), destacou que o cadastramento é um passo importante para planejar os eventos, embora não substitua o licenciamento formal.
“Esse procedimento é uma manifestação de interesse e, por isso, é complementar ao licenciamento convencional, que deve ser realizado pelo sistema Prefeitura Ágil. Isso facilita a reserva prévia do espaço e evita que organizadores precisem disputar datas mais adiante”, explicou.
Os organizadores que desejarem realizar eventos em 2025 devem seguir os trâmites tradicionais para obter o alvará, acessando a cartilha “Liberação de Alvará para Eventos em Juiz de Fora“.
O pedido formal precisa ser feito pelo Prefeitura Ágil com, no mínimo, 45 dias de antecedência. Caso o prazo não seja respeitado, o espaço solicitado poderá ser liberado para outro interessado.
Para acessar o formulário, clique aqui.