Moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças, em Juiz de Fora, enfrentam transtornos com o acúmulo de lixo nas ruas após a coleta não ser realizada nesta segunda-feira (18 de novembro). Para agravar a situação, com o feriado desta quarta-feira, o serviço só deve ser retomado na sexta-feira.
Conforme relatado por uma moradora, o acúmulo de lixo não coletado tem causado mau cheiro e aparecimento de animais atraídos pelos resíduos acumulados.
Ainda segundo o relato, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) não respondeu às tentativas de contato e, quando a Prefeitura foi acionada, orientou a população a ligar novamente para o Demlurb, mas apenas após as 17h.
Com o lixo espalhado por diversas ruas e a previsão de mais dois dias sem coleta, a comunidade pede providências urgentes para evitar maiores danos à saúde pública e ao bem-estar dos residentes.
Em nota enviada, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que “o contrato de locação dos caminhões do Demlurb está em processo de transição de fornecedores”. Ainda segundo a nota, a coleta no bairro será normalizada nesta quarta-feira (20 de novembro), mesmo sendo feriado.
Confira a nota:
“A Prefeitura de Juiz de Fora informa que o contrato de locação dos caminhões do Demlurb está em processo de transição de fornecedores, com a vigência do atual contrato, previsto para encerrar nesta terça-feira, 19. O início da prestação dos serviços por parte da nova fornecedora, vencedora da última licitação, será nesta quarta-feira, 20, através de novos caminhões 0 KM – garantindo assim que não haja interrupção do serviço. Essa transição ocorre com normalidade, com a operação de coleta domiciliar ocorrendo em toda cidade, inclusive nos locais referidos na pergunta. O Demlurb monitora por GPS os caminhões e pontualmente irá normalizar até amanhã onde qualquer questão pontual tenha ocorrido.”