Plano Municipal para a Primeira Infância é assinado em Juiz de Fora

Na manhã da última sexta-feira (08 de novembro), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinou o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), marcando um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças de zero a seis anos no município.

O plano, construído em conjunto com diversos setores da administração pública e sociedade civil, será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal.

Segundo a Prefeitura, a assinatura do PMPI é resultado de um trabalho multidisciplinar que envolve áreas como saúde, educação e assistência social.

A prefeita destacou a importância de ações concretas: “Esses compromissos se radicam no trabalho que já vem sendo efetivamente executado. O plano foi construído em forte diálogo com a sociedade e com os atores institucionais encarregados dessa ação de segurança social”, afirmou Margarida.

De acordo com a secretária de Educação, Nádia Ribas, o PMPI foi elaborado a partir de um comitê que analisou os dados da primeira infância no município. “Isso foi fundamental para propor ações e políticas que convergem com o que já está sendo realizado pela gestão atual”, disse.

A secretária de Assistência Social, Malu Salim, destacou que o plano não prevê apenas ações futuras, mas reflete práticas já em andamento: “Mais de 90% do plano a administração da prefeita Margarida já colocou em execução”.

O secretário de Saúde, Alfeu Gomes, também enalteceu as parcerias institucionais envolvidas na elaboração do plano e ressaltou que Juiz de Fora se posiciona como pioneira no estado na implementação dessas políticas.

Plano Municipal pela Primeira Infância

Desde junho de 2022, representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, junto a instituições como a Vara da Infância e Juventude, UFJF, OAB, Ministério Público e sociedade civil, vêm se reunindo para elaborar o PMPI, que visa assegurar os direitos e assistências às crianças de zero a seis anos. A construção do plano envolve múltiplas secretarias municipais.