Atrações movimentam o Festival Internacional de Música na próxima semana em Juiz de Fora

Na próxima segunda-feira (11 de novembro), Juiz de Fora será palco de grandes apresentações durante o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que promete movimentar diferentes pontos da cidade. Os eventos, com entrada gratuita, acontecerão na Praça CEU, no bairro Benfica, na Rua São João, no Centro, e na Igreja do Rosário, no Granbery. As atrações incluem a Orquestra Escola do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, o Coral Cesama e o Quarteto de Cordas Minas Gerais, oferecendo ao público uma programação variada que vai da música popular brasileira às trilhas sonoras de grandes filmes.

Orquestra Escola inicia a programação

Foto: Divulgação

A partir das 16h, o Teatro da Praça CEU receberá a Orquestra Escola, que trará ao público obras tradicionais da música de concerto e arranjos de composições populares. Coordenada pelos professores João Paulo Faria e Mila Chaubah, a Orquestra Escola foi criada para oferecer aos alunos e instrumentistas a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades artísticas. “É a chance de ver a música sendo feita na hora, sem manipulação digital”, destaca Faria, enfatizando a importância de democratizar o ensino musical em Juiz de Fora.

Coral Cesama faz tributo à negritude

Foto: Divulgação

Às 18h30, na Rua São João, o Coral Cesama apresentará o recital “Grito dos Palmares”, com canções que remetem à cultura afro-brasileira. Sob a regência do maestro Victor Cassemiro, o coral promete uma performance envolvente, com músicas da MPB, sambas-enredo e contos africanos. “A apresentação trará elementos como batuque e poesias, remetendo às raízes africanas”, comenta Cassemiro.

Quarteto de Cordas encerra a noite com música de câmara

Foto: Divulgação

Encerrando o dia, às 20h, na Igreja do Rosário, o Quarteto de Cordas Minas Gerais apresentará obras de grandes compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Carlos Gomes. O grupo foi formado especialmente para o festival e trará um repertório que reflete a rica tradição da música de câmara brasileira.

Programação do Festival – 11 de novembro:

  • 16h: Orquestra Escola – Teatro da Praça CEU (Avenida Juscelino Kubitschek, 5899)
  • 18h30: Coral Cesama – Rua São João, Centro
  • 20h: Quarteto de Cordas Minas Gerais – Igreja do Rosário (Rua Santos Dumont, 215 – Granbery)

A entrada para todos os eventos é gratuita.