Foto: Agência Brasil
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem se atentar à documentação necessária para a realização das provas, que ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. É obrigatório levar um documento de identificação com foto, que pode ser apresentado em formato impresso ou digital, conforme listado no Cartão de Confirmação da Inscrição.
Os documentos válidos para identificação incluem:
Para candidatos brasileiros:
- Carteira de Identidade (RG)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Passaporte
- Carteira de Identidade Nacional (CIN)
- e-Título (título eleitoral digital)
- Documentos apresentados pelo aplicativo Gov.br, na seção Meus Documentos.
Os participantes devem estar atentos à atualização dos aplicativos de documentos digitais para evitar problemas no dia da prova. Vale lembrar que cópias, mesmo autenticadas, e fotos de documentos digitais fora de seus aplicativos oficiais não serão aceitas.
Para candidatos estrangeiros: É necessário apresentar um documento de identificação oficial e original com foto, como o passaporte ou identidade emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que também abrange refugiados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que a ausência de um documento válido impede a permanência do candidato no local de aplicação. Em caso de perda de documentos, a apresentação de boletim de ocorrência não será mais aceita; será necessário um documento digital válido.
Aquelas e aqueles que apresentarem um documento danificado ou ilegível poderão realizar as provas, mas deverão passar por um processo de identificação especial, que inclui a coleta de informações e uma foto.
Por fim, se o candidato estiver usando máscara de proteção, será necessário retirá-la para identificação.