Cemaden realiza manutenção de 25 pluviômetros em Juiz de Fora

Durante o mês de outubro, todas as 25 estações pluviométricas automáticas de Juiz de Fora passaram por uma manutenção completa, realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O trabalho teve como objetivo garantir o funcionamento eficaz dos equipamentos, que são essenciais para medir a intensidade e o volume das chuvas.

Essas estações desempenham um papel fundamental na análise de dados meteorológicos, permitindo ao Cemaden identificar quais equipamentos necessitam de ajustes. A correta operação dos pluviômetros é vital para a Defesa Civil, que depende dessas informações para se preparar e alertar a população sobre possíveis riscos relacionados a eventos climáticos.

Gabriel Martins, assessor da Defesa Civil, destacou a importância do bom funcionamento das estações para a segurança da comunidade. “Com os dados coletados e disponibilizados no mapa interativo do Cemaden, podemos enviar alertas em tempo real através da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), notificando os cidadãos cadastrados sobre situações de risco geológico e hidrológico”, afirmou.

Ao longo do ano, a Defesa Civil de Juiz de Fora realiza a limpeza dos pluviômetros, e esta foi a segunda manutenção do ano feita pelo Cemaden.