A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) identificou uma obra irregular na Avenida Pedro Afonso Pinheiro, no bairro Santa Efigênia, Zona Sul de Juiz de Fora. Conforme informado, a obra caracteriza crime ambiental.
Segundo divulgado pela Prefeitura, um proprietário aterrou parte do curso d’água de um afluente do córrego Ipiranga, criando uma barreira de terra e resíduos, o que agrava o risco de alagamentos e compromete a qualidade ambiental da região.
A intervenção ocorreu em uma Área de Preservação Permanente (APP), onde também existem casas irregulares. Essas habitações foram afetadas por um aumento no volume de água, em consequência do aterramento ilegal. A ação do proprietário, que utilizou materiais inadequados e bloqueou o fluxo natural das águas, é classificada como crime ambiental.
A fiscalização autuou o responsável pela obra. O Auto de Infração foi emitido devido à intervenção na APP, à canalização do córrego e à movimentação de terra na área. As penalidades podem ultrapassar R$80 mil.