O clima em Minas Gerais promete uma mudança significativa nos próximos dias. Após dias de calor intenso, com temperaturas recordes na última quinta-feira (3 de outubro), a combinação desse forte calor com a chegada de uma frente fria pela região Sudeste pode trazer chuvas para várias regiões do estado, segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).
Na quinta-feira, foram registrados os dias mais quentes do ano em algumas regiões. Cidades como Unaí e São Romão marcaram 41,2°C, enquanto Belo Horizonte registrou seu recorde de 2024, com 36,2°C.
Para os próximos dias, as projeções indicam a continuação do calor, embora em níveis um pouco mais amenos. As chuvas que virão com a frente fria podem ser moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Há, inclusive, a possibilidade de queda de granizo em algumas áreas.
O cenário para as próximas semanas é de instabilidade, típica da primavera. A expectativa é de que as chuvas se intensifiquem, com volumes consideráveis de precipitação em várias partes do estado até o fim da próxima semana.