Foto: Caique Cahon
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou a abertura das inscrições para o 30º Seminário de Iniciação Científica (Semic). Organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), o evento será realizado em duas etapas, com apresentações tanto virtuais quanto presenciais, e destina-se a alunos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Os orientadores podem inscrever até 21 de outubro projetos das categorias BIC, VIC, Pibic/CNPq, Pibic–AF e Probic, divulgados em 2023 ou em anos anteriores, desde que ainda não tenham sido apresentados. A inscrição deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Projetos de editais anteriores a 2023 devem ser inscritos via formulário on-line.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Pinto, destacou a relevância do evento para a comunidade acadêmica. “A UFJF aprova entre 800 e 900 projetos de iniciação científica por ano, com a participação de mais de mil estudantes. O seminário é uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer os resultados desses trabalhos”, afirmou.
O seminário está dividido em sete grandes áreas do conhecimento e envolve a participação de docentes, técnicos administrativos e alunos de toda a universidade.
Etapas e Avaliação
Os participantes devem submeter um resumo e um vídeo de 2 a 5 minutos até o dia 21 de outubro, que serão publicados no canal oficial do evento no YouTube. A avaliação será feita em dois momentos: análise dos vídeos e, posteriormente, apresentações presenciais, entre 9 e 13 de dezembro. Os melhores projetos serão premiados e poderão ser publicados na revista Principia, promovida pela Propp.
Mais informações estão disponíveis no regulamento do seminário.