Foto: João Gabriel
A partir da próxima terça-feira (1º de outubro), o licenciamento anual de veículos com placas terminadas em 4, 5 e 6 passará a ser exigido em todo o estado de Minas Gerais.
O alerta foi emitido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).
Aqueles que ainda possuem dúvidas sobre o processo de regularização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) podem contar com o serviço de atendimento on-line da CET-MG. O suporte oferece esclarecimentos sobre o licenciamento diretamente pelo portal oficial, onde é possível verificar eventuais pendências e, se necessário, realizar videochamadas com atendentes para orientações detalhadas.
Vale lembrar que os veículos com placas de finais 1, 2 e 3 já tiveram o prazo de licenciamento iniciado em 1º de setembro, enquanto os veículos com placas de finais 7, 8 e 9 têm até o dia 30 de outubro para regularizar o documento.
O CRLV é imprescindível para comprovar que o veículo está em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo o pagamento do IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e quitação de multas, além de não apresentar restrições judiciais ou administrativas.
A emissão do documento pode ser feita de forma simples e rápida por meio do site da CET-MG, aplicativo MG App, portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento pode ser impresso quantas vezes for necessário.
Conduzir veículo sem o CRLV atualizado é considerado infração gravíssima, sujeitando o motorista a uma multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.
Atendimento on-line para dúvidas
A CET-MG oferece um serviço de atendimento on-line para auxiliar os proprietários de veículos na emissão do CRLV. Basta acessar o portal oficial e utilizar a função “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado” para identificar pendências e receber instruções para regularização. Caso persistam dúvidas, é possível agendar uma videochamada com um atendente que fornecerá orientações adicionais e ajuda na emissão de guias de pagamento.