Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Aluna da UFJF é finalista em premiação nacional de design de móveis

João G. 25 de setembro de 2024

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
UFJF

Foto: Divulgação

-Continua após a publicidade-

Ana Maria Vasconcelos Cunha, estudante de Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está entre os finalistas do Prêmio Salão Design 2024, uma das maiores premiações do setor no Brasil. Seu projeto, o banco “Gurutubanos”, foi selecionado na categoria “Desafio da Identidade Brasileira 2025”, que busca explorar o DNA cultural do Brasil contemporâneo.

O projeto da jovem mineira utiliza materiais como cedrinho, pinus, aço carbono e palha de bananeira. Ana Maria se inspirou nas tradições de sua cidade natal, Janaúba, no norte de Minas Gerais, particularmente no bordado local, cujas formas triangulares influenciaram o design do banco. “Quis trazer elementos específicos da minha cidade para o mobiliário, como o uso artesanal da palha de bananeira”, comenta a estudante.

Ana Maria se inspirou nas tradições de sua cidade natal, Janaúba, no norte de Minas Gerais, particularmente no bordado local, cujas formas triangulares influenciaram o design do banco. – Foto: Divulgação / UFJF

A orientadora Lia Paletta, professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, destaca a importância cultural do projeto, que utiliza materiais nativos e técnicas artesanais comuns em diversas regiões do Brasil. “A combinação de cedrinho, metal e palha reflete a diversidade e a riqueza da cultura brasileira”, explica Lia.

-Continua após a publicidade-

O banco “Gurutubanos” faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Maria, que aborda o design inspirado na cultura sertaneja do norte mineiro. A estudante agora se prepara para a próxima etapa do concurso, onde produzirá o móvel em tamanho real para avaliação final.

A votação popular para o Prêmio Salão Design 2024 começa em 24 de setembro e vai até 13 de dezembro, com a premiação final agendada para 19 de fevereiro de 2025, durante a feira Movelsul.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Mulher é socorrida após sofrer queimaduras com óleo quente em Muriaé
Next: Alunos vazam fotos íntimas de professor de escola estadual em Juiz de Fora

relacionado

PRF apreende caminhão furtado na BR-040, em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

PRF apreende caminhão furtado na BR-040, em Juiz de Fora

Davi Dias 22 de maio de 2026
ACISPES (6) - Por João Gabriel
  • Emprego
  • Juiz de Fora
  • Saúde

Acispes lança edital com oportunidades para níveis fundamental, médio e superior

Davi Dias 22 de maio de 2026
SAMU - por jg
  • Acidente de Trânsito
  • Juiz de Fora

SAMU atende duas ocorrências com motociclistas feridos em diferentes regiões de Juiz de Fora

Davi Dias 22 de maio de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d