Imagens: PRF
Durante uma operação de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, próximo a Juiz de Fora, na Zona da Mata, um homem de 42 anos foi preso em flagrante por transportar pássaros silvestres de maneira inadequada.
O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (19 de setembro), quando os policiais abordaram um veículo de propriedade de uma locadora, que seguia em direção ao município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
No momento da abordagem, os agentes encontraram três gaiolas contendo sete pássaros silvestres: três Araçaris-banana, três Saíras e um Sabiá Una. As aves estavam em péssimas condições, sem água ou comida, amontoadas em pequenas gaiolas sujas de fezes, sem ventilação e luz adequada, configurando maus-tratos aos animais.
Além dos pássaros, foram encontrados no interior do veículo quatro comprimidos de anfetamina, conhecida como “Rebite”, um estimulante ilegal frequentemente utilizado para longas viagens. O condutor admitiu ter alugado o carro para viajar do município de Justinópolis, em Minas Gerais, até o Rio de Janeiro.

Diante das evidências, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil para as devidas providências. Já os pássaros foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde receberão os cuidados necessários.