Foto: Divulgação
As inscrições para o 20º Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa, localizado na Zona da Mata mineira, estão na reta final e encerram na próxima quarta-feira (27 de setembro). Produtores de café Arábica das safras 2023/2024 podem concorrer nas modalidades Café Natural e Café Cereja Descascado, com entrega das amostras nos escritórios da Emater-MG, em diversos municípios da região.
O concurso é restrito a cafeicultores e seus familiares que residem ou possuem propriedades em municípios da área de abrangência da Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) de Viçosa, como Viçosa, Araponga, Ubá, e outros 23 municípios.
Divisão de categorias
Os participantes competem em dois grupos: o geral e o Certifica Minas. As amostras são avaliadas em duas categorias de altitude: “Café de terras baixas” (menos de 900 metros) e “Café de terras altas” (acima de 900 metros), podendo optar entre as modalidades de Café Natural ou Cereja Descascado.
O coordenador técnico regional da Emater-MG, Deonir Dallpai, esclarece que as amostras passarão por rigorosas análises físicas e sensoriais realizadas por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Amostras com umidade inadequada ou odor de fermentado serão desclassificadas.
Premiação
Com uma tradição de duas décadas, o concurso incentiva a melhoria da qualidade do café, agregando valor ao produto local. Serão premiados os melhores cafés nas diferentes categorias e grupos, com a cerimônia de premiação marcada para 12 de dezembro, em Coimbra. Todos os participantes receberão notas e feedback detalhado sobre suas amostras, promovendo a evolução contínua da produção.
Promovido pela Emater-MG, o concurso conta com apoio da UFV, Funarbe, e diversos outros parceiros regionais.