Margarida Salomão (PT)

Foto: Reprodução Instagram

Margarida Salomão (PT), atual prefeita de Juiz de Fora e candidata à reeleição, está bem posicionada para vencer em qualquer cenário de segundo turno, segundo pesquisa do instituto DATATEMPO.

O levantamento indica que, em todas as simulações, Margarida ultrapassa a marca de 50% das intenções de voto, com percentuais que variam de 51,1% a 56,7%. Essa vantagem sugere que a prefeita mantém uma sólida base de apoio entre os eleitores da cidade.

Se a eleição fosse realizada hoje, Margarida venceria seus cinco principais adversários com uma margem confortável. A disputa mais acirrada seria contra a deputada federal Ione Batista (Avante), onde a prefeita registra 51,1% das intenções de voto, enquanto Ione alcançaria 29,1%.

Contra Charlles Evangelista (PL), ex-deputado federal e vice-líder na corrida, Margarida obteria 53,9%, enquanto ele teria 26,9%. Já em um embate contra Júlio Delgado (MDB), ex-deputado federal, a atual prefeita venceria com 52,1%, enquanto o adversário ficaria com 25,6%. O maior cenário de vantagem para Margarida seria contra a professora Victoria Mello Vic (PSTU), onde a prefeita alcançaria 56,7% das intenções de voto, contra 16,3% da adversária.

Além da liderança nas simulações de segundo turno, a pesquisa revelou uma alta aprovação de sua gestão. A administração de Margarida é aprovada por 60,1% dos eleitores de Juiz de Fora, sendo que 41,2% apontam os investimentos em infraestrutura como o principal destaque do governo.

No entanto, 33,1% dos entrevistados desaprovam a gestão, com 23,6% criticando a administração em geral e 19,2% destacando a infraestrutura como ponto negativo.

A pesquisa DATATEMPO foi realizada entre os dias 5 e 9 de setembro de 2024, com 700 entrevistas domiciliares, e conta com uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%, e o levantamento está registrado no TRE-MG sob o número 05472/2024.