Foto: Divulgação / PMMA
Dois homens foram responsabilizados por um incêndio de grandes proporções em uma área de mata no Bairro Igrejinha, em Juiz de Fora. A dupla, de 54 e 40 anos, recebeu multas que totalizam mais de R$ 1 milhão.
O incêndio, que destruiu cerca de 200 hectares, equivalente a 199 campos de futebol, ocorreu na quarta-feira (4 de setembro) e mobilizou diversas equipes de combate ao fogo.
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), os homens estavam realizando a limpeza de um terreno quando o incêndio começou. Cada um foi multado em R$ 574.312,56, e ambos também responderão por crime ambiental.
O artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998) prevê penas de até quatro anos de prisão para quem provoca incêndios em matas ou florestas.
O combate às chamas foi realizado por três policiais ambientais e 30 brigadistas da Nexa, uma empresa de mineração da região, que cedeu cinco caminhões-pipa para auxiliar no controle do fogo. Apesar da rápida resposta, o incêndio causou estragos significativos à vegetação local.