Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

UFJF abre inscrições para programas de mestrado e doutorado em Química

João G. 4 de setembro de 2024

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
UFJF
-Continua após a publicidade-

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) para o primeiro semestre de 2025. Com foco em graduados em cursos superiores, os programas oferecem modalidades de ensino exclusivamente presenciais e abrangem diversas áreas da química, como química analítica, orgânica, inorgânica, físico-química e educação química.

O programa de Mestrado disponibiliza 22 vagas, das quais dez são destinadas a candidatos que se enquadram em ações afirmativas. A seleção será realizada em etapa única, por meio do Exame Unificado de Química (EUQ), que possui caráter eliminatório e classificatório. Estima-se que cinco bolsas de estudo estarão disponíveis a partir de 1° de março de 2025 para os aprovados.

Para o Doutorado, foram anunciadas 13 vagas, com seis delas reservadas para ações afirmativas. O processo seletivo é dividido em duas fases principais: a primeira, de aceite de orientação e projeto de doutorado, e a segunda, para os candidatos que concorrem a bolsas, que inclui o Exame Unificado de Química (EUQ) e a avaliação do Currículo Lattes. Espera-se a oferta de cinco bolsas de estudo, sendo uma destinada exclusivamente a candidatos estrangeiros.

-Continua após a publicidade-

Os candidatos de ambas as modalidades podem utilizar Certificados do EUQ das edições de 2023 e 2024. Aqueles que ainda não participaram do exame podem se inscrever até 16 de setembro para a próxima edição. As inscrições para o processo seletivo de Mestrado e Doutorado vão até 28 de outubro de 2024, e devem ser feitas pelo sistema Siga X, exigindo o cadastro prévio no Portal de Usuários Externos da UFJF.

Além disso, o PPGQ oferece duas vagas no Programa de Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), nas áreas de “Química de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA)” e “Química de Alimentos”. O processo seletivo para essas vagas inclui avaliação do Currículo Lattes, análise de um vídeo de apresentação “Pitch” e uma entrevista. As inscrições para o MAI vão até 17 de novembro de 2024, também pelo Siga X, com o mesmo requisito de cadastro no Portal de Usuários Externos.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Prazo para inscrições do Pism 2025 se encerra em 16 de setembro
Next: Aneel reduz patamar de bandeira vermelha e reajuste pode ser menor

relacionado

Emcasa
  • Juiz de Fora

Emcasa abre seleção para estagiários de Serviço Social em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
Guarda Municipal - por welison
  • Juiz de Fora

Guardas municipais iniciam treinamento para uso de arma de fogo em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
Mais de 3 mil munições e nove armas são apreendidas após denúncia em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Mais de 3 mil munições e nove armas são apreendidas após denúncia em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d