Estudantes e pesquisadores já podem participar da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o tema “Conectividade e Inclusão Digital”, o prêmio retorna após quatro anos, destacando talentos, promovendo a pesquisa no Brasil e incentivando jovens inovadores a enfrentar os desafios da sociedade.
Podem se inscrever estudantes de graduação e recém-graduados desde 1º de janeiro de 2023, com idade inferior a 30 anos até 31 de dezembro de 2024. Na categoria para mestres e doutores, a participação é aberta a alunos de mestrado, mestres, doutorandos e doutores, todos com menos de 40 anos até a mesma data. Para estudantes do Ensino Médio, é necessário estar matriculado em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e ter menos de 25 anos de idade até o final de 2024.
As inscrições devem ser realizadas até 4 de outubro de 2024, no site oficial do prêmio: jovemcientista.cnpq.br. Os vencedores podem receber prêmios em dinheiro, que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil, laptops e bolsas do CNPq.
Além disso, são oferecidas diversas linhas de pesquisa para inscrição, incluindo tecnologias para inclusão digital, ética digital, inteligência artificial, telessaúde e inclusão digital com foco em interseccionalidades.
O prêmio também inclui as categorias de Mérito Institucional e Mérito Científico e conta com o patrocínio da Shell, além de parcerias com a Fundação Roberto Marinho, Editora Globo e Canal Futura. Em seus 37 anos de existência, a premiação já homenageou 194 pesquisadores e estudantes, assim como 21 instituições de ensino superior e médio.