Foto: UFJF
A Rinobot Team, equipe de robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistou um feito notável na Rio Innovation Week Robotics Challenge (RIWRC), realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 16 de agosto. A equipe brilhou na categoria Sumô Lego, conquistando as três primeiras colocações do pódio, com medalhas de ouro, prata e bronze.
O evento, que integrou a 4ª edição da Rio Innovation Week – considerada a maior conferência global de tecnologia e inovação – contou com a participação de 240 competidores e 115 robôs, destacando-se como uma vitrine importante para a inovação e o talento jovem na área de robótica.
Além do desempenho de destaque na categoria Sumô Lego, a Rinobot Team também competiu nas categorias Antweight e Cupim, alcançando o quinto e o sexto lugares, respectivamente. Na categoria Sumô Mini, a equipe ficou em sétimo lugar, e no desafio de Seguidor de Linha não conseguiu entrar no ranking.
O desafio adicional de competir durante o período letivo não impediu a equipe de demonstrar habilidade e dedicação. O Capitão-Geral da equipe, Iuri Carlos Scatambuli Brighent, estudante de Engenharia Robótica, elogiou o esforço coletivo: “Os membros da equipe se organizaram exemplarmente, dividindo tarefas e trabalhando arduamente para desenvolver os projetos, o que resultou em todos os robôs funcionando bem”.
Fundada em maio de 2016, a Rinobot Team é composta por estudantes de diversos cursos de graduação e já participou de 24 competições, conquistando sua 31ª premiação com o desempenho na RIWRC. A equipe tem representado a UFJF em competições nacionais e internacionais, incluindo a RoboCup em Montreal (Canadá), a RoboCup 2023 em Bordeaux (França), e a Inatel Robotics National Cup (IRONCup) em Santa Rita do Sapucaí (MG). Além das competições, a equipe também se dedica à disseminação do conhecimento de robótica em escolas da Zona da Mata e região.
A Rinobot Team reconhece a importância das competições para o desenvolvimento dos membros, que aplicam conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática, desenvolvendo habilidades em mecânica, eletrônica e programação de robôs. “As competições possibilitam interagir com outras equipes e universidades, aprendendo e compartilhando conhecimentos. Essas experiências são fundamentais para testar e aprimorar habilidades, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional nas áreas de tecnologia e engenharia”, afirma a equipe.
Engenharia de Portas Abertas
Para quem deseja conhecer mais sobre a Rinobot Team e seus projetos inovadores, a UFJF realizará o evento “Engenharia de Portas Abertas” no dia 31 de agosto, sábado, das 13h às 17h. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar laboratórios, participar de exposições científicas, experimentos e jogos interativos, além de conhecer mais sobre as dez opções de graduação em engenharia oferecidas pela UFJF.