Foto: MPMG
Na última terça-feira (23), a Polícia Militar de Meio Ambiente fechou uma fazenda que realizava abate clandestino de bovinos em São João del-Rei.
Os militares localizaram um bovino abatido em processo de esfola e partes de outro animal, incluindo cabeça, patas e vísceras. Equipamentos de limpeza dos animais também estavam presentes.
Dentro do galpão, havia uma infraestrutura completa para o abate, incluindo uma talha para elevação dos animais, uma serra sabre, cinco facas de açougue e uma marreta com vestígios de uso.
Ao serem questionados sobre o paradeiro das partes restantes do segundo animal abatido, os responsáveis afirmaram que estavam armazenadas em uma câmara fria no laticínio da mesma propriedade.
Durante a inspeção, foram encontrados cortes de bovino in natura na câmara fria, juntamente com queijos e derivados de leite prontos para venda. A Polícia Militar acionou o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que confirmou que o empreendimento não atendia às normas de inspeção e fiscalização sanitária dos produtos de origem animal.
Além disso, os produtos não estavam em condições de consumo humano e a fazenda não possuía licença ambiental.