Foto: Sean Gallup/Getty Images




Um apagão cibernético atingiu diversos serviços essenciais em vários países nesta sexta-feira (19). Empresas aéreas, de telecomunicações e instituições financeiras estão enfrentando sérias dificuldades. Relatos iniciais indicam que os usuários da Microsoft foram os mais afetados.

No Brasil, os problemas começaram a ser relatados por volta das 7h, com dificuldades no acesso a aplicativos bancários de instituições como Bradesco, Pan, Neon e Next. Ainda não há confirmação se esses problemas estão diretamente ligados ao apagão global.




A agência de notícias alemã Deutsche Welle, em parceria com o Metrópoles, informou que o website Downdetector, que monitora distúrbios técnicos, registrou um aumento significativo de problemas envolvendo aplicativos da Microsoft desde a noite de quinta-feira (18).

Nos Estados Unidos, voos das companhias American Airlines, United e Delta foram suspensos. Outros países, como Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Índia, também reportaram problemas significativos.




O apagão parece estar relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que reconheceu falhas no sistema operacional Windows, especificamente no sensor “Falcon”.

No Reino Unido, serviços ferroviários e de telecomunicações, assim como a bolsa de valores, foram afetados. O canal Sky News também enfrentou dificuldades, ficando fora do ar devido a problemas nas transmissões ao vivo.