Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Minas Gerais

Procon de Minas Gerais multa Netflix em R$ 11 milhões

João G. 17 de julho de 2024

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Netflix

Foto: Pexels

-Continua após a publicidade-

Na última semana, a Netflix foi multada administrativamente em R$ 11 milhões pelo Procon de Minas Gerais. A penalidade se deve a cláusulas abusivas nos contratos de prestação de serviços e nos termos de privacidade da empresa, incluindo a cobrança de taxas extras para usuários que acessam o serviço em diferentes domicílios. O órgão destacou que a prática configura “publicidade enganosa, falta de informação adequada e exigência de vantagem excessiva do consumidor”.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) havia conduzido uma audiência com a Netflix em 2023 para discutir os contratos e termos de privacidade, propondo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A empresa, no entanto, recusou o acordo, defendendo que seus serviços são “de uso pessoal e intransferível” quando questionada sobre a taxa extra por ponto adicional em maio de 2023.

Segundo o MPMG, a multa foi aplicada porque, de acordo com o Código Civil, uma pessoa pode ter múltiplas residências e considerar qualquer uma delas como domicílio. A Netflix, ao adotar seu modelo de cobrança, estaria violando o Código de Defesa do Consumidor. “Se um serviço de streaming de música usasse o mesmo modelo, não seria possível escutar música enquanto dirige. O novo sistema de cobrança contraria a própria publicidade da Netflix, que promove: ‘Assista onde quiser'”, esclareceu o MPMG.

-Continua após a publicidade-

Além da cobrança de taxas adicionais por residência, a empresa enfrenta acusações de violar a privacidade dos usuários, prevendo a divulgação ilimitada de dados sem consentimento. O promotor de Justiça Fernando Abreu afirmou que, ao condicionar a contratação do serviço à cessão de dados, a Netflix comete infração, já que força o consumidor a aceitar termos desvantajosos. Até o momento, a Netflix não se pronunciou sobre a multa.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Bairros da Região Sudeste de Juiz de Fora podem ter interrupção no fornecimento de água
Next: Minas Gerais disponibiliza mais de 8 mil vagas em cursos técnicos de nível médio para o segundo semestre

relacionado

De evento gastronômico a concurso público: os destaques da semana em Juiz de Fora
  • Destaques
  • Juiz de Fora
  • Minas Gerais
  • Zona da Mata

De evento gastronômico a concurso público: os destaques da semana em Juiz de Fora

Davi Dias 25 de janeiro de 2026
carteira-de-trabalho-2
  • Emprego
  • Juiz de Fora
  • Minas Gerais

Sine reúne mais de 14 mil vagas de emprego em Minas Gerais, com oportunidades em Juiz de Fora

Davi Dias 25 de janeiro de 2026
Chuva intensa provoca colisão frontal na BR-267, em Argirita
  • Acidente de Trânsito
  • Minas Gerais

Chuva intensa provoca colisão frontal na BR-267, em Argirita

Davi Dias 23 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d