Imagem Ilustrativa
Os pais de alunos do Colégio Jesuítas, em Juiz de Fora, divulgaram uma nota de repúdio após episódios de racismo e preconceito envolvendo estudantes do 1º, 2º e 3º ano da instituição. Na nota, os pais expressaram veemente condenação a qualquer comportamento discriminatório direcionado a seus filhos e destacaram a importância de ambientes escolares inclusivos e respeitosos.
Nota dos pais:
“Nós, como pais, manifestamos nosso veemente repúdio contra quaisquer atos racistas e preconceituosos direcionados aos nossos filhos(as). Tais comportamentos são intoleráveis e inaceitáveis em qualquer ambiente, especialmente em instituições de ensino que devem ser espaços de inclusão, respeito e aprendizado.Reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade racial e com a construção de uma sociedade mais justa e plural. Não toleraremos qualquer forma de discriminação e estamos dedicados a garantir que todos os nossos filhos se sintam seguros, respeitados e valorizados.
Segue as fotos em que tanto os pais quantos os coordenadores até a direção poderiam ter intervido. Além das frases nas camisas, gritos e uma conotação verbal de pessoas ruins.”
Resposta do Colégio Jesuítas:
Em resposta, o Colégio Jesuítas emitiu uma nota reafirmando seu compromisso com valores cristãos, éticos e humanos. A instituição destacou sua longa trajetória de 68 anos em Juiz de Fora, proporcionando educação de excelência e desenvolvendo ações que colaboram para a redução das desigualdades sociais.
“O Colégio dos Jesuítas caminha com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça. Essa é uma das quatro preferências apostólicas dos jesuítas, que também traça como horizonte o acompanhamento dos jovens na criação de um futuro cheio de esperança.
O Colégio atua em Juiz de Fora há 68 anos, oferecendo educação de excelência comprometida com valores cristãos, éticos e humanos. Nossa proposta inclui serviços que colaboram para a redução das desigualdades sociais e conferem dignidade às pessoas, como a Ronda Noturna, a festa junina com seu lucro todo revertido para uma instituição assistencial local, bem como o Ensino Médio Integral, que atende mais de 100 jovens em vulnerabilidade social, os quais muito nos orgulham.
Assim, é imperativo afirmar que o Colégio dos Jesuítas repudia toda atitude que não considera a gentileza, o respeito e o cuidado com o outro e com a Casa Comum.
Acompanhamos todas as situações que envolvem nossos estudantes de forma individualizada e zelosa, certos de que o ambiente esportivo serve para reforçar o respeito à convivência e estimular práticas saudáveis.
Seguimos firmes no propósito de educar, entendendo que é sempre tempo de reafirmar o amor ao próximo, a harmonia, a justiça e a esperança.
O Jesuítas cuida, educa e aprova.
Colégio dos Jesuítas”
A situação gerou grande repercussão na comunidade escolar e abriu espaço para debates sobre a necessidade de ações mais efetivas para combater o racismo e a discriminação no ambiente educacional.