Foto: PJF
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, inaugurou na noite desta terça-feira (2), a obra de contenção de encosta da Rua Rosa Sffeir, na zona leste de Juiz de Fora. Em janeiro de 2022, após fortes chuvas, uma parte da rua cedeu e atingiu imóveis, causando prejuízos na região. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) agora entrega a obra completa, sem qualquer tipo de risco para moradores e comerciantes.
Os trabalhos na Rua Rosa Sffeir se concentraram na execução de uma cortina atirantada, que consiste numa parede em concreto armado, dimensionada em função das cargas nos tirantes, sendo muito utilizada para minimizar e reduzir os deslocamentos do terreno. Essa cortina possui 76,30m de extensão por 5m de altura, com fechamento lateral, além da utilização da técnica de solo grampeado com concreto projetado, outra técnica bastante comum na contenção e reforço de taludes. As equipes ainda realizaram a construção de redes de drenagem e uma escada hidráulica, a fim de evitar alagamentos e enxurradas na via.
A prefeita Margarida destacou a importância desta obra, e da dificuldade que o município enfrentava no momento do deslizamento. “Estamos cumprindo uma palavra, que teve de ser empenhada num momento muito difícil da vida da cidade. Estávamos ainda enfrentando os desafios da pandemia, em janeiro de 2022, e este desastre aconteceu. As pessoas estavam desesperadas, pois algumas perderam as suas casas. Então o pessoal aqui estava com muito medo, e é uma área populosa, com muito movimento. Quando eu vim ver o que tinha acontecido, me deparei com uma avalanche de lama, tinha barro para tudo quanto é lado. Isso nós realmente temos de ter coragem para enfrentar. Com a emergência climática, que está já está bem clara, a cidade tem que estar preparada para esses eventos extremos”.
Margarida ainda reforçou a qualidade técnica da obra e reafirmou o compromisso do Executivo Municipal em realizar as obras que visam a eliminar problemas históricos de Juiz de Fora, como as áreas de risco e os alagamentos. “Essa é uma obra que demandou muita competência técnica, e foi difícil fazer o projeto que levasse a uma definição definitiva. É uma obra cara, complexa e necessária, que hoje nós temos o prazer de entregá-la. E estamos fazendo isso por toda a cidade. Obras de contenção de encosta, obras de drenagem, obras de redes de esgoto, saneamento e abastecimento, pois assim as cidades devem ser, entregando direitos para seus moradores”, afirma.
Segundo o morador do bairro e presidente do conselho local de saúde do bairro Grajaú, Kennedy Antônio Vasconcelos Ferreira Jr., essa obra representa o compromisso da Prefeitura em garantir a segurança dos moradores da região. “É com muita alegria que estou aqui hoje presente nesse grande ato. Faz um tempo já que eu acompanho as obras da prefeita, que vem realizando grandes intervenções em Juiz de Fora. Incrível que ela pegou a obra, depois de dois anos de pandemia, e está entregando tudo o que prometeu, coisas que outros prometiam há 30 anos e nada fizeram. Essa obra veio para salvar muitas vidas, quero agradecer pessoalmente a prefeita, temos uma grande gratidão, seu governo sempre esteve de portas abertas para nós. Agradeço”.
O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, José Márcio Garotinho reconheceu o trabalho da prefeita e ressaltou o impacto positivo que a nova obra trará. “Por mais que a gente diga que sabemos o que a população daqui está passando, só quem teve a sua casa invadida por barro, lama, e a notificação da Defesa Civil para sair da casa, sabe o drama que é. A prefeita Margarida teve uma empatia política, fez a reunião com a comunidade e garantiu a realização da obra. A Prefeitura desenvolveu o projeto, buscou recursos e fez a obra. A cidade é viva, estamos sujeitos a estes desastres, e por isso devemos nos preparar para termos soluções que correspondam a estes casos”.
Para o secretário de Obras, Lincoln Santos, o compromisso da gestão municipal é com a cidade toda. “Lembro que quando vim aqui pela primeira vez, estava voltando do Parque Serra Verde, onde também tinha acontecido um problema similar. Juiz de fora sofre com as áreas de risco e temos que aprender a lidar com essa situação. Fizemos o nosso máximo, conseguimos fazer o projeto, captamos o recurso da Prefeitura para a execução da obra. Estamos aqui hoje para entregar essa linda obra, que vai segurar a Rua Rosa Sffeir, e traz segurança para todo mundo. É um presente de Juiz de Fora para a população”.
Essa série de melhorias na infraestrutura urbana de Juiz de Fora representa um marco importante para a comunidade local, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores. O investimento total da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi de R$ 5.320.313,24, com o objetivo de melhorar o escoamento da água e evitar que ocorra novamente um deslizamento na rua.