As atividades na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão retomadas na próxima segunda-feira, 1º de julho, após a aprovação do fim da greve dos professores. A instituição estava com as atividades suspensas desde meados de abril devido a uma paralisação nacional da categoria.
Na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), os docentes retornarão no dia 3 de julho. Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) irá definir a data de retorno das atividades em uma reunião marcada para esta quinta-feira, 27 de junho.
O fim do movimento grevista dos professores foi decidido no último domingo (23), após assembleias estaduais que reuniram a maioria de votos a favor da proposta de reajuste enviada pelo Governo no início do mês.
Enquanto isso, os servidores técnico-administrativos das três instituições continuam em greve, com novas rodadas de reuniões agendadas para esta quinta-feira, 27 de junho.
Institutos Federais
No Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Juiz de Fora, a volta às aulas será discutida em uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, 27 de junho, mas a previsão é que o retorno ocorra também na próxima segunda-feira, 1º de julho.
No Instituto Federal de Barbacena, uma assembleia na sexta-feira, 28 de junho, definirá o reinício das atividades pedagógicas.
No Instituto Federal de São João del Rei, o retorno está previsto para 3 de julho, caso o acordo dos técnico-administrativos com o Governo Federal seja assinado nesta quinta-feira, 27 de junho.
Reajuste Salarial
A proposta acatada pelos professores das universidades federais prevê reajustes salariais em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo também prevê a revogação de uma portaria, editada em 2020, que elevou a carga horária mínima semanal para os professores.