Foto: PJF
Após mais de uma década de espera, o bairro São Geraldo, na zona sul de Juiz de Fora, ganha a sua primeira creche municipal. Na manhã desta segunda-feira (17), a prefeita Margarida Salomão inaugurou a Creche Municipal Professora Maria Antonieta Cardoso Valverde, que atenderá, em período integral, cerca de 200 crianças de 0 a 3 anos de idade. “Filhos das classes trabalhadoras são as nossas crianças. Então nós temos que garantir para essas crianças aquilo que se garante para os nossos filhos. Não é justo que elas tenham menos do que isso”, salientou a prefeita durante a solenidade.
A secretária de Educação, Nádia Ribas, destacou a parceria com a Secretaria de Obras para a conclusão do projeto. “É um orgulho estarmos aqui. Quem entrar nessa creche poderá ver a lindeza que é essa estrutura, com o modelo do Proinfância”, observou, mencionando o programa do Ministério da Educação. “Estou impressionada com a beleza e a forma como as crianças serão atendidas aqui”, endossou a vereadora Cida Oliveira, presidenta da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Juiz de Fora. “Tinha que ser uma professora à frente da Prefeitura para fazer uma creche que estava há dez anos no papel”, emendou.
O presidente da Câmara, José Márcio Garotinho, também ressaltou a excelência da estrutura da creche. “Fui administrador dessa região de 2001 a 2004. Aqui, a população recebe e agradece os equipamentos públicos. E equipamento público tem que ter beleza e tem que ter qualidade. Pode-se dizer que essa creche é um equipamento com boniteza, sem trocadilho.”
A Creche Municipal Professora Maria Antonieta Cardoso Valverde possui quase 900 metros quadrados. São salas de atividades, multiuso e amamentação; quatro espaços destinados a banho de sol; áreas verdes; banheiros adaptados; cozinha; vestiários; lavanderia/rouparia; refeitório e lactário, além da brinquedoteca Professora Gabriela do Carmo Santana Crochet, que faz uma homenagem à docente, militante social e política que se destacou na luta pelos Direitos Humanos, em defesa das mulheres e do movimento de consciência negra na cidade e região.