No último sábado (8), o decreto do projeto “Adoção de Viadutos” foi publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A iniciativa do Programa Boniteza visa incentivar o uso das áreas localizadas embaixo dos viadutos da cidade.
O projeto, coordenado pela Secretaria de Governo (SG), tem como objetivo atrair pessoas físicas e jurídicas com interesse em “adotar” tais áreas. Os locais poderão ser utilizados para diversas atividades, como: oficinas; manifestações culturais; galerias de arte; e outras ligadas a esporte, cultura e lazer.
Como explica a prefeita Margarida Salomão, os viadutos são grandes intervenções necessárias para a mobilidade da cidade e os espaços de sombra criados por eles podem ser aproveitados pela população. “Esses locais precisam ser apropriados para a convivência urbana. E essa é a ideia do projeto de adoção de viadutos”, afirma.
A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância da iniciativa. “Temos uma experiência bem-sucedida de ocupação do espaço embaixo do viaduto Helio Fádel, por exemplo. É uma área que foi transformada com a ocupação do pessoal do Hip-Hop, que utiliza o espaço para promoção de arte e cultura”, afirma. Após o Hip-Hop abraçar o espaço, a área foi adotada pela ACR Empreendimentos. “Está bonito, bem cuidado e é aproveitado da melhor forma pela comunidade”, enfatiza a secretária.
A iniciativa pretende trazer melhorias urbanas, efeitos positivos na sensação de segurança e bem-estar da população local e do entorno, criar espaços de permanência, beneficiar o turismo na região e promover a participação da sociedade civil no processo de transformação da cidade e urbanização de espaços.
Os interessados podem fazer uma manifestação de interesse pelo Prefeitura Ágil, indicando o viaduto que pretende adotar. Em caso de dúvida, pode entrar em contato pelo telefone 3690-7092.