Agentes da Polícia Federal (PF) prenderam Leonardo Belchior de Souza, de 44 anos, no início da noite deste sábado (1º) em frente a uma igreja em Juiz de Fora, Minas Gerais. As autoridades acusam Leonardo, que estava foragido, de envolvimento com a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) do Rio de Janeiro. A 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital do Rio de Janeiro expediu um mandado de prisão preventiva, que os agentes cumpriram.
Desde janeiro de 2023, quando a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) da PF deflagrou a Operação Fim do Mundo, as autoridades procuravam Leonardo. A PF informou que Leonardo costumava usar suas redes sociais, especialmente o Instagram, para publicar vídeos nos quais abençoava comunidades controladas pelo TCP e alegava “livrá-las das ações dos traficantes”. Esse comportamento chamou a atenção das autoridades e ajudou a rastrear suas atividades e conexões com a facção criminosa.
A prisão de Leonardo Belchior de Souza representa um avanço significativo no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro.
Informações: Metrópoles