Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal realizaram uma operação conjunta que resultou na apreensão de 39 toneladas de produtos importados ilegalmente, incluindo 152kg de haxixe escondidos em caixas metálicas.
As apreensões ocorreram no Aeroporto Regional da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco), em Goianá, e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins).
A PF classificou o resultado da operação como “a maior apreensão de haxixe em carga estrangeira” no Brasil.
Segundo informações da PF, a operação teve início na quarta-feira (29) no Aeroporto de Confins, onde foram encontrados 152kg de haxixe escondidos entre outras mercadorias de origem estrangeira.
As investigações apontaram que a carga tinha como destino uma empresa importadora localizada em Juiz de Fora. Esse fato levou à rastreabilidade de uma segunda carga destinada à mesma empresa, que estava endereçada ao Aeroporto Regional da Zona da Mata.
A fiscalização no local foi realizada na quinta-feira (30), conforme comunicado da concessionária que administra o aeroporto.
A concessionária informou que “a ação foi concluída sem qualquer impacto aos voos”.
Durante a operação, dois caminhões da Receita Federal foram carregados com mercadorias suspeitas, que foram escoltadas até Belo Horizonte para análise.
As duas apreensões totalizaram 39 toneladas de produtos estrangeiros sob suspeita de irregularidades, além dos 152kg de haxixe, caracterizando tráfico internacional de drogas.
Toda a mercadoria foi avaliada em cerca de R$ 50 milhões.
Essa operação destaca a eficácia das ações conjuntas da PF e da Receita Federal no combate ao tráfico internacional de drogas e à importação ilegal de mercadorias.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e prevenir futuras atividades ilícitas.