A partir da próxima terça-feira, 28 de maio, cerca de 257 mil clientes residenciais em Juiz de Fora terão um aumento de 6,70% na tarifa de energia elétrica. A decisão foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21), estabelecendo um reajuste médio de 7,32% para todos os consumidores atendidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Esses novos valores permanecerão em vigor por um ano, conforme estipulado no contrato de concessão.
Segundo a Cemig, o impacto do reajuste será integralmente percebido na fatura de junho, com vencimento em julho de 2024. Na próxima fatura, os consumidores pagarão uma parte do consumo referente ao período anterior ao dia 28 de maio com a tarifa antiga, e a parcela restante já estará ajustada ao novo valor.
De acordo com a Aneel, o efeito médio para os consumidores da Cemig será de 7,32%. Para os clientes de alta tensão, como indústrias, o reajuste médio será de 8,63%. Já para os consumidores de baixa tensão, incluindo residenciais, o aumento será de 6,72%. A Aneel destacou que os principais fatores que influenciaram o reajuste incluem a inclusão de componentes financeiros apurados no aumento atual para compensação nos próximos 12 meses, além da retirada de componentes financeiros estabelecidos no reajuste anterior e dos custos relacionados à atividade de transporte de energia elétrica.