Foto: Tailisson Fernandes




A prefeita Margarida Salomão sancionou nesta quarta-feira, 1º, Dia do Trabalhador, a lei para mudança de nomenclatura da antiga “Praça do Riachuelo”, que agora passa a se chamar “Deputado Clodesmidt Riani”, em homenagem a uma das lideranças sindicais mais importantes do século XX, que também foi operário e deputado estadual por três mandatos. Além da cerimônia de sanção da mudança do nome, Margarida assinou uma ordem de serviço de início das obras no local.

Margarida comemorou a homenagem à Clodesmidt, lembrando de seu papel enquanto importante liderança sindical para Juiz de Fora e para o Brasil. “O dia 1º de maio é o dia que celebra a luta dos trabalhadores. O sindicalista Riani desempenhou um papel absolutamente indiscutível, o Brasil deve uma grande homenagem ao Riani, que foi quem batalhou com Jango para que se conquistasse o 13º salário no Brasil. Sem sindicato, não há democracia. No dia do trabalhador, um lindo dia de sol, não apenas nós estamos sancionando a lei que cria a praça Deputado Clodesmidt Riani, mas estamos também assinando a ordem de serviço para o início da reforma daquela praça. Viva o trabalhador e viva a luta dos trabalhadores.”




Foto: PJF

Orlandesmidt Riani, filho de Clodesmidt, agradeceu a homenagem da Prefeitura de Juiz de Fora ao pai. “Em nome da minha família eu quero agradecer à prefeita, agradecer aos vereadores. A Margarida, que no velório do meu pai falou que iria prestar uma homenagem a ele, e que homenagem, não é? Uma praça central, onde tem Getúlio Vargas, onde tem tudo a ver com meu pai”.

O presidente da Câmara de Juiz de Fora, José Márcio Garotinho, relembrou a relevância do 1º de maio e a importância das intervenções para a cidade. “É muito significativo esse ato por três aspectos. Primeiro por ser dia do trabalhador, e isso é muito importante. Parabéns a todos nós, trabalhadores. Segundo, temos a assinatura do início das obras do Largo do Riachuelo, mais uma das inúmeras obras que a prefeita está desempenhando na cidade e muito nos orgulha. Orgulho enorme disso. Em terceiro ponto, assinar a lei que dá o nome do Clodesmidt Riani à antiga Praça do Riachuelo”.




“A Prefeitura está de parabéns. Nós das centrais sindicais do movimento sindical temos uma pauta por um Brasil decente, com trabalho justo e salário justo. Que esse dia 1º de maio fique na história. Só estamos aqui hoje porque estamos vivendo um governo democrático”, afirmou Sérgio Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços em Recursos Humanos, de trabalho Temporário, de mão de obra especializada e não especializada, de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Juiz de Fora e Região (Sinteac),

Além de secretários, também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Juraci Scheffer e Laiz Perrut.




Sobre a obra na Praça Deputado Clodesmidt Riani

A intervenção visa reformular o espaço e revitalizar os monumentos existentes no local. O projeto foi concebido em concordância com moradores e comerciantes do entorno do Largo do Riachuelo, que há anos pleiteiam por melhorias na região, e prevê a reformulação dos canteiros, a troca do piso, uma nova iluminação, revitalização dos monumentos existentes, com uma nova roupagem e a construção de banheiros. O projeto paisagístico desenha uma praça mais ampla e acessível. A empresa responsável é a Martins Construção Civil e Ambiental Ltda, que ganhou o processo licitatório em novembro de 2023.