Foto: PJF




Nesta quinta-feira, 2, haverá mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”. Das 9h às 17h, na Praça da Estação, a população poderá descartar corretamente materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro, metal, eletrônicos, além do óleo de cozinha usado. Na última edição da campanha, foram recolhidos 80kg de material.

A “Coleta Seletiva na Praça” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com as seguintes associações de catadores de materiais recicláveis do município: Ascajuf; Apares; Alicer; Deus é Maior e União da Vitória. A campanha tem o objetivo de gerar renda para as associações, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. O projeto ocorre toda quinta-feira na Praça da Estação.




Coleta seletiva

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de promover campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.




Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda dos agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.

Confira exemplos do que pode ser descartado:




  • Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
  • Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
  • Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
  • Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
  • Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
  • Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.

Cuidados ao descartar o material:

  • É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.
  • A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.
  • Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.