Sábado, 4, é dia de samba no Museu Ferroviário de Juiz de Fora, localizado na Avenida Brasil 2001, Centro. A partir das 14h, 20 integrantes do grupo Batuquedelas vão comandar uma roda de samba em homenagem ao Mês do Trabalhador.
O evento, que acontece na plataforma do equipamento cultural, tem entrada franca e livre para todos os públicos, com estacionamento também gratuito.
A coordenadora do grupo, Fabrícia Valle, afirma que a ideia é reunir a galera para curtir a tarde e também festejar os trabalhadores e as trabalhadoras.
Ela conta que o repertório escolhido inclui sambas e pagodes tradicionais. “Essa roda no Museu Ferroviário é uma retomada da nossa parceria com o espaço, onde já promovemos outros eventos.”
Formado majoritariamente por mulheres da música de Juiz de Fora e por oficineiras do projeto, o Batuquedelas completa onze anos em 2024 e, desde 2018, vem assumindo o formato de roda de samba, com o projeto Batuque na Roda.
O Museu Ferroviário é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Além da roda de samba, o público poderá conhecer o acervo do equipamento, que, no sábado, abre para visitação das 9h às 17h.