Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Defesa Civil de Juiz de Fora apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros

Davi Dias 24 de abril de 2024

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Defesa Civil de Juiz de Fora apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros

Foto: PJF

-Continua após a publicidade-

Nesta quarta-feira, 24, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou da Chamada Geral do Corpo de Bombeiros para apresentar os resultados das ações que visam a redução de riscos de desastres. A palestra foi ministrada pelo gerente do Departamento de gestão de desastres da Defesa Civil, Joviano Assis.

Durante a apresentação, foi destacado o alto índice de vistorias de prevenção e monitoramento realizadas nos últimos meses. Pela primeira vez na história da Defesa Civil, o número de vistorias preventivas ultrapassou o de vistorias de resposta durante o período chuvoso. Duas vezes por semana, essas vistorias acontecem de forma conjunta com o Corpo de Bombeiros.

Além disso, o trabalho integrado possibilitou uma atuação exemplar nas respostas às fortes chuvas. Como destaca Joviano Assis, o período chuvoso 2023/2024 foi marcado pelo fenômeno El Niño, que trouxe chuvas concentradas e mal distribuídas. “Diante dos desafios desse período chuvoso, o planejamento da Prefeitura de Juiz de Fora na coordenação do Plano de Contingência foi essencial. Trabalhando com organização e em conjunto, conseguimos atender com agilidade às demandas para retorno à normalidade”.

-Continua após a publicidade-

O gerente lembra, ainda, que nos dias em que foram registrados os maiores números de ocorrência,em fevereiro, a PJF montou a Sala de Situação Integrada em parceria com o Corpo de Bombeiros, o que permitiu otimizar o tempo de atendimento das ocorrências.

A importância da educação preventiva também foi enfatizada na apresentação. Em 2023, foram realizadas palestras e capacitações para mais de 3 mil alunos, com a temática de proteção e defesa civil. Além disso, houve avanço do projeto Defesa Civil nas Escolas e da formação de voluntários com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), que contam com o apoio do Corpo de Bombeiros para orientar os futuros voluntários sobre primeiros socorros, acidentes com animais peçonhentos e cenários de queimadas. Quem tiver interesse em ser voluntário na Defesa Civil, deve preencher o formulário online.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Prefeitura realiza inauguração da Rua de Brincar no bairro Sagrado Coração, em Juiz de Fora
Next: Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

relacionado

Novo castramóvel é entregue e deve ampliar atendimento de castração em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Novo castramóvel é entregue e deve ampliar atendimento de castração em Juiz de Fora

João G. 15 de março de 2026
Rua Professor Clóvis Jaguaribe
  • Juiz de Fora

Rua no Bom Pastor sai da lista de evacuação após vistoria da Defesa Civil em Juiz de Fora

João G. 15 de março de 2026
Via JF 748 - por João Gabriel
  • Alertas Climáticos
  • Clima
  • Juiz de Fora

INMET emite alerta de chuvas intensas para Juiz de Fora neste sábado

Davi Dias 14 de março de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d