Em uma assembleia realizada nesta terça-feira (9), professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste) votaram a favor da greve, com 196 votos a favor e 66 contra. A paralisação está programada para começar a partir da próxima segunda-feira (15), conforme anunciado pela Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes).
A reunião, que teve início às 19h, ocorreu no Anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF e também na sede da União Operária, em Governador Valadares, simultaneamente. Até as 21h, os participantes discutiram a construção do calendário da greve, além de abordarem pautas locais de reivindicação. Os votos computados englobam também os professores do campus de Governador Valadares.
A decisão pela greve segue o indicativo aprovado na última assembleia da categoria, que estabeleceu a primeira quinzena de abril como período de mobilização dentro da rodada nacional de assembleias. O Setor das Federais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) ratificou a data de 15 de abril para a deflagração da greve, considerando o panorama de mobilização.