Foto: PJF




A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou no último sábado, 23, uma ação de cuidados para a população em situação de rua na Praça de Benfica. A ação teve o Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) do bairro como ponto de apoio para os casos que necessitaram de uma escuta e/ou procedimento mais individualizado.

Todo o serviço foi executado pela equipe Consultório na Rua, serviço componente da Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde (SS), que cuida das populações em situação de rua. Neste sábado foram realizados 14 atendimentos individuais, onde foram feitos oito testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites; três testes rápidos de gravidez; quatro cartões SUS emitidos; oito Laudos médicos para requerimento de passe livre municipal; uma aplicação de anticoncepcional injetável; e um teste de tuberculose.




Segundo a assistente social da equipe do Consultório na Rua, Paula Miranda, “ainda que a equipe realize visitas semanais à zona norte da cidade, uma ação programada e com divulgação prévia foi importante para ampliar o acesso a saúde desse grupo populacional com ofertas que possibilitaram diagnóstico precoce de doenças e/ou condições de saúde com garantia de tratamento oportuno e continuado”.