Na última quinta-feira (14), um canil clandestino localizado no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora, foi fechado pelas autoridades após denúncias de maus-tratos a animais. O local abrigava cerca de 67 cães, que viviam em condições precárias e insalubres.
De acordo com informações da Polícia Militar do Meio Ambiente, os animais eram mantidos em gaiolas por até 24 horas seguidas, sem acesso adequado a alimentação, água ou condições de higiene adequadas. Exames clínicos realizados confirmaram que os cachorros sofriam com os maus-tratos impostos no canil.
Além das condições desumanas em que os cães eram mantidos, o local também operava sem alvará de funcionamento e realizava a procriação e venda ilegal de animais, comercializando diversas raças, incluindo Shih Tzu, Chihuahua, Spitz Alemão, Chow Chow, entre outras.
As duas responsáveis pelo canil, de 34 e 29 anos, foram presas em flagrante pelas autoridades e encaminhadas para uma delegacia da Polícia Civil. Elas enfrentarão acusações de maus-tratos aos animais, além de terem que pagar multas no valor de R$ 28.000 e R$ 100.000, respectivamente.
Todos os 67 cães foram resgatados e entregues aos cuidados do Canil Municipal, onde receberão os tratamentos veterinários necessários e serão disponibilizados para adoção responsável.