Na quarta-feira (13), foi confirmado que o Terminal Rodoviário de Juiz de Fora estará implementando um sistema de reconhecimento facial com o intuito de identificar foragidos da justiça. Marco Nicolau, diretor da concessionária, revelou que o propósito principal por trás da instalação desses equipamentos é detectar indivíduos procurados pela lei.

Essa medida faz parte das exigências estabelecidas pela Prefeitura de Juiz de Fora, conforme estipulado em contrato no ano anterior. Além da implementação do sistema de reconhecimento facial, outras melhorias, como a substituição do telhado do local, também foram acordadas. Estima-se que a empresa investirá R$ 12,5 milhões ao longo de uma década para realizar as melhorias estipuladas. Após a assinatura do contrato, a empresa teve um prazo de seis meses para apresentar os projetos ao Executivo Municipal.




O funcionamento do sistema se dará através de uma interligação com as autoridades policiais e judiciárias. Pessoas com mandados de prisão em aberto serão identificadas pelo sistema de reconhecimento facial. Caso haja uma correspondência positiva, o sistema notificará imediatamente as autoridades policiais. As câmeras serão posicionadas estrategicamente para capturar imagens dos passageiros tanto no embarque quanto no desembarque do terminal.

Os testes iniciais com essa nova tecnologia, que faz uso de Inteligência Artificial, estão programados para iniciar na semana seguinte.