Foto: PJF
Desta quarta-feira, 13, até sexta-feira, 15, integrantes da Guarda Municipal participam de capacitação voltada para prestação de socorro em situações de rotina do trabalho em segurança pública. O curso de Atendimento Pré-hospitalar (APH), oferecido pela Polícia Penal, aprofunda conhecimentos e práticas já estudadas pelos guardas, ampliando as possibilidades de intervenção em casos de acidentes e situações de urgência.
A parceria com outros órgãos é uma constante que marca as relações institucionais mantidas entre as forças de segurança em Juiz de Fora. Em 2022, a Guarda participou de treinamento similar oferecido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A abordagem foi essencial para atuações posteriores dos guardas, garantindo mais segurança na hora dos primeiros socorros.
A disciplina de “Socorrismo” faz parte da grade curricular do curso para ingressar na carreira de guarda. “Não precisamos nem falar o tamanho da importância de conhecimento na área de saúde, que precisamos ter. Já passamos por diversas situações de prestação socorro e inclusive salvamos vidas com os procedimentos corretos aplicados”, afirma o supervisor de Desenvolvimento de Projetos e Qualificação Profissional, da Guarda Municipal, Vicente Miguel Savino, em relação à frequente atuação das equipes em prestação de primeiros socorros a vítimas de diferentes episódios de acidente.
Diariamente, a Guarda atende pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda em via pública. A prestação de socorro tem relação direta com a presença de equipes em atividades de rondas de proteção e prevenção nas vias da cidade, uma vez que circulam pelas principais áreas de movimentação de pessoas e acabam flagrando tais ocorrências.
Somente no último ano, foram feitos 172 atendimentos relativos à prestação de socorro. Os números atestam a função pública da Guarda Municipal. Muito além da definição legal de proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal, sua função principal é a proteção municipal preventiva, conforme estabelece a Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e esta engloba a integridade física de servidores e cidadãos como o bem maior a ser assegurado.