Foto: PJF




Combater o mosquito da dengue é responsabilidade de todos. Os estudantes da Escola Municipal Dr. Pedro Marques, em Caeté, na zona rural de Juiz de Fora, já aprenderam essa lição. Mas eles sabem que, para colocá-la em prática, precisam do apoio da população. Por isso, eles confeccionaram cartazes que foram fixados em locais estratégicos do bairro.

A garotada ainda saiu em “passeata” pelas ruas da comunidade, com palavras de ordem e gritos de guerra contra o Aedes aegypti, transmissor da doença.




Nas aulas de Ciências, os estudantes da Educação Infantil ao 9º ano aprenderam que é preciso combater a proliferação do mosquito da dengue, eliminando os criadouros, locais que acumulam água parada, onde as fêmeas do Aedes depositam seus ovos.

Para isso, a garotada entendeu que tarefas simples, como limpar as calhas ou não deixar vasilhames expostos à chuva, são essenciais para diminuir os casos da doença.




Além dos professores, os profissionais da Vigilância Epidemiológica participaram das ações educativas. Eles deram orientações, exibindo amostras dos estágios do mosquito Aedes Aegypti para as turmas.

O trabalho realizado na escola foi estendido para toda a comunidade, culminando na realização de uma palestra na praça do bairro.