Foto: PJF




O trabalho da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no combate à dengue, zika e chikungunya acontece durante todo o ano. Semanalmente, as equipes do Boniteza se reúnem para vistoriar os bairros do município, realizar visitas domiciliares, notificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos. Ações que tornam a cidade aquela com o menor número de casos de dengue dentre as cinco mais populosas de Minas Gerais. As atividades se intensificam com mais uma edição do “Dia D”. O mutirão acontece neste sábado, 2, para que os moradores da Zona Nordeste possam descartar materiais que estão dentro da residência e acumulam água.

Os bairros atendidos serão Filgueiras, Grama, Granjas Bethânia, Granjas Triunfo, Parque Guarani, Vila dos Sonhos e Vila Montanhesa. Caminhões e equipes do Demlurb estarão circulando pelas ruas das 8h às 14h para realizarem o recolhimento. Os materiais devem ser deixados na porta das residências apenas no “Dia D”. Não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros.




Além disso, serão realizadas visitas domiciliares como parte do tratamento focal e resgate de casas, onde os agentes de combate às endemias e a fiscalização de posturas seguirão até as casas que não foram visitadas durante o mês. Essas atividades visam uma maior efetividade das ações, já que a maioria dos focos do Aedes aegypti se encontram dentro dos imóveis.

Essa é uma ação preventiva da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), reforçando o compromisso no combate à Dengue. Entre as oito cidades mais populosas de MG, Juiz de Fora tem o menor número de casos de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Participam da ação servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e os agentes de endemias da Secretaria de Saúde (SS).




Denuncie

Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

O JF Contra o Aedes pode ser acessado em qualquer navegador. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. É um sistema em que as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.




A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos, através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias também podem ser feitas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.