Foto:PJF




Entre os dias 5 e 15 de março, a Carreta Escola do Senac estará em Juiz de Fora oferecendo seis cursos de capacitação gratuitos em turismo e gastronomia. Durante os cursos, uma cozinha profissional será montada com utensílios, equipamentos e insumos necessários. O veículo ficará estacionado na entrada do Mercado Municipal, na Rua Dr. Paulo de Frontin. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio JF), sendo coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur)

Estão sendo oferecidas 16 vagas para cada curso, que serão preenchidas por ordem de chegada. As inscrições terão início na próxima terça-feira, 27, e seguirão até sexta-feira, 1º de março, no Espaço Cidade, na Avenida Rio Branco, número 2.234, no Paço Municipal, das 10h às 18h. Para participar, é necessário apresentar cópia da identidade e do CPF, não sendo exigida comprovação de escolaridade. Ao término da capacitação, todos os alunos receberão um certificado.




A ação tem como objetivo não apenas a qualificação e profissionalização das pessoas, mas também como forma de geração de emprego e renda. Além disso, a qualificação permitirá que os participantes também possam se tornar empreendedores ou estarem aptos para o mercado de trabalho. Para isso, os cursos serão estruturados com uma combinação de teoria e atividades práticas. As aulas serão ministradas por Erika Mendes de Souza, graduada em História pela UFJF e com MBA em Gastronomia pelo Senac/MG.

Segundo Mayara Paiva, secretária de Turismo interina, os cursos representam uma oportunidade excepcional, pois proporcionam um ensino de qualidade para atender a demanda em constante crescimento no setor turístico. “Ao investir em capacitação, a Prefeitura está elevando o padrão dos serviços turísticos em Juiz de Fora, o que promove uma experiência mais satisfatória para os visitantes e fortalece a reputação da cidade como um destino turístico de excelência”, afirmou Paiva.




O diretor do Senac Juiz de Fora, Marco Túlio Geraldo Pereira Mateus, destacou que a capacitação proporcionará um espaço para empresários, consumidores e instituições públicas se encontrarem e discutirem, resultando na geração de negócios e no impulso da economia. Ele enfatiza que o Senac desempenha um papel crucial ao qualificar profissionais para os setores de comércio, serviços e turismo, e expressa confiança de que esse investimento fortalecerá significativamente Juiz de Fora.

Confira os cursos ofertadas:




Preparo de bolos e tortas decoradas

Datas: 5 6 e 7 de março




Horário: 8h às 12h

Carga horária: 12 horas




Preparo de pães, roscas e biscoitos

Datas: 5, 6 e 7 de março




Horário: 13h30 às 17h30

Carga horária: 12 horas

Preparo de bombons e trufas

Datas: 8, 11 e 12 de março

Horário: 8h às 12h

Carga horária: 12 horas

Culinária zero açúcar

Datas: 8, 11 e 12 de março

Horário: 13h30 às 17h30

Carga horária: 12 horas

Técnica de produtos sem glúten e sem lactose

Datas: 13, 14 e 15 de março

Horário: 8h às 12h

Carga horária: 12 horas

Noções básicas de custo e formação do preço e da venda

Datas: 13 e 14 de março

Horário: 13h30 às 16h30

Carga horária: 6 horas