Foto: PJF
Neste final de semana, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dentro das atividades de enfrentamento e combate ao Aedes aegypti, realizaram ação de controle vetorial e educação em saúde, com mobilização social na feira do bairro Benfica.
Os ACE realizaram vistorias e orientaram a população, com distribuição de panfletos, para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Conforme o subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, “85% dos focos são encontrados dentro das residências. Por isso, precisamos do apoio de toda a população”.
Juiz de Fora segue sendo o município com o menor número de casos entre as dez maiores cidades de Minas Gerais, conforme o Boletim Informativo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os Agentes de Combate à Endemias seguem realizando as ações de prevenção, monitoramento e bloqueio de focos. A PJF segue reforçando a vistoria dos imóveis, desenvolvendo ações de educação em saúde e sensibilização da população, para eliminação e cuidado com os possíveis criadouros do mosquito.
Ferramenta de denúncias
Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O MonitorAr pode ser acessado em qualquer navegador. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. É um sistema em que as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos, através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias também podem ser feitas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.