As inscrições para as vagas remanescentes do cadastro escolar, destinadas a estudantes que perderam o prazo inicial, encerram nesta sexta-feira (2) em Minas Gerais. Esta é a última oportunidade para aqueles que desejam ingressar na rede pública de ensino no ano letivo de 2024.
Os interessados devem acessar o site e realizar a inscrição, apresentando os documentos necessários para assegurar a continuidade dos estudos. O processo é voltado não apenas para estudantes que buscam adentrar pela primeira vez à rede pública, mas também para aqueles que desejam mudar de escola em 2024.
Além disso, alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que não terão o nível de ensino ou ano de escolaridade desejado na unidade em que estudaram, devem efetuar a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
A iniciativa se estende a indivíduos que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou médio regular, bem como na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde é necessário observar a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Para aqueles interessados em Educação Profissional, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou Integral Profissional, há ainda oportunidades. A Educação Profissional oferece 38 cursos distintos nas escolas estaduais, abrangendo áreas como Administração, Agronegócio e Recursos Humanos.