A Energisa Minas Rio, comprometida em iluminar o futuro dos jovens e melhorar a qualidade de vida da comunidade, concluiu nos últimos meses a implementação de ações significativas através do Programa de Eficiência Energética, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O foco dessas iniciativas concentrou-se em 10 escolas públicas localizadas nas cidades de Ubá, Cataguases, Manhuaçu, Leopoldina e Muriaé.
O Programa abrangeu a revitalização dos sistemas de iluminação, refrigeração e condicionamento ambiental dessas instituições educacionais, priorizando a substituição de equipamentos por modelos mais econômicos e eficientes. Ao todo, foram trocadas 1.100 lâmpadas por LED, 130 projetores, 10 freezers horizontais, nove refrigeradores, dois frigobares e 11 aparelhos de ar-condicionado, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 400 mil.
Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, enfatizou a importância desses investimentos nas escolas, ressaltando que eles não apenas proporcionam uma melhoria estrutural na rede pública de ensino, mas também orientam os alunos sobre a importância de viver num mundo economicamente e ambientalmente sustentável.
Além das escolas, a Energisa Minas Rio direcionou esforços para a iluminação pública nas áreas centrais de 11 cidades de sua área de concessão, com um investimento total de R$ 1,6 milhão em 2023. Municípios como Tabuleiro, Leopoldina, Dona Euzébia, Tocantins, Piraúba, Guidoval, Rodeiro, Guarani, São Geraldo, Visconde do Rio Branco e Santo Antônio do Aventureiro estão se beneficiando da substituição de mais de 1.600 lâmpadas por LED, proporcionando uma economia estimada de 875 MWh/ano e evitando a emissão de 37,28 toneladas de CO2.
Mantovani reforçou que, embora a iluminação pública seja de responsabilidade das prefeituras municipais, a iniciativa da Energisa Minas Rio contribui para a segurança noturna da população, além de promover uma iluminação mais adequada e eficiente. Essas ações estão alinhadas com os princípios de sustentabilidade, um pilar fundamental dentro do Grupo Energisa.