Foto: Divulgação
O ano de 2023 foi de sucesso para o Parque Natural Municipal da Lajinha. Foram mais de 100 mil visitantes, incluindo 49 visitas orientadas com 2.087 participantes. Também foram realizados 34 eventos e 195 ensaios fotográficos agendados. O Parque da Lajinha é aberto para visitação com entrada gratuita e programação variadas para o público.
Também começou a implementação do Plano de Manejo que contou com a participação popular. Uma nova identidade visual foi criada, duas trilhas foram abertas, brinquedos interativos instalados, e obras estão acontecendo por todo o parque. Tudo isso reforça o investimento nas áreas verdes de Juiz de Fora, ressalta a secretária em Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira. “Nós estamos estruturando o Parque para que ele seja valorizado enquanto unidade de conservação. É um pedacinho da Mata Atlântica bem acessível à população e precisamos conciliar o lazer com a preservação.”
As atividades desenvolvidas durante todo o ano reforçaram a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. 12 Domingos no Parque foram realizados com abordagens diversas e atividades lúdicas incluindo a parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) no Carnaval. O Domingo no Parque oferece, uma vez por mês, serviços culturais, musicais, práticas esportivas e de bem-estar com objetivo de promover atividades de integração e lazer para toda a família, além de apoiar profissionais e artistas da cidade.
Em julho foi realizada a Colônia de Férias com programação especial para as crianças. Além disso, foram destaques as ações: Semana da Água; Semana do Meio Ambiente e Semana da Árvore com a abertura de duas novas trilhas, brinquedos interativos com a natureza e implementação do programa Cultivar o Futuro, uma proposta da Sesmaur em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), que visa melhorar a qualidade ambiental da cidade através da arborização. Quase 700 mudas foram plantadas em 2023, sendo 150 no Parque da Lajinha.
O edital “Arte no Parque” também foi uma iniciativa de 2023. O programa é financiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente e está em andamento. Dez projetos de intervenções artísticas pautadas na sustentabilidade serão realizadas no Parque em 2024. As propostas vão estimular o contato do público com a arte e a natureza.
O Parque da Lajinha está localizado na Avenida Deusdedith Salgado, no bairro Teixeiras. O funcionamento do Parque é de terça-feira à domingo, de 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. No final do ano o Parque estará fechado no dia 1 de janeiro.